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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Prestar cuidados à pessoa, família/pessoa significativa em situação urgente/emergente e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão, em contexto de urgência/emergência, sobre os cuidados especializados à pessoa em situação crítica;
  • Aplicar conhecimentos no processo de tomada de decisão na resolução de situações complexas, em contextos alargados e multidisciplinares, na área científica de enfermagem;
  • Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão na área da enfermagem especializada;
  • Conceber, formular e desenvolver um relatório de estágio que inclui a componente de investigação científica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica;
  • Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
  • Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
  • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou Autónoma.

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares, bem como outros abordados nas aulas de orientação tutorial, na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação crítica, para o desenvolvimento e elaboração do relatório de estágio final e sua discussão pública.

Metodologias/
Avaliação

O estágio de natureza profissional com relatório final irá desenvolver-se em Unidades de Cuidados Intensivos específicas ou outros serviços de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica à pessoa em situação crítica (220 horas de contacto) e em Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) ou Serviço de Urgência Polivalente/Médico-Cirúrgica (SU) (220 horas de contacto) o que possibilitará ao estudante o desenvolvimento de competências de tomada de decisão. O Estudante poderá optar por UCIP ou SU, sendo que no Estágio II terá que realizar obrigatoriamente o contexto que não optou para o Estágio I. A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade. Neste estágio o estudante deverá realizar uma investigação de acordo com as regras a definir em documento próprio tendo em vista a sua discussão pública.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Lliliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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