Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Desenvolver o conhecimento e espírito crítico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial;
  • Saber pensar e relativizar o domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional e administração dos serviços de saúde neste sector de atividade.

Conteúdos programáticos

  1. O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento;
  2. As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação;
  3. O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas;
  4. Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing;
  5. Marketing Estratégico;
  6. Estrutura do Plano de Marketing;
  7. Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing;
  8. Definição das políticas de Marketing – Mix;
  9. Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing;
  10. Métricas de Marketing; Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e folow up.

Metodologias/
Avaliação

Método interactivo e expositivo, dissertação e partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respectivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia e ao suporte de um serviço de internet-WI-FI. Para integração de sistemas audiovisuais que permitam a projecção de imagem, (vídeo/som) “just in time”. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.
Modalidade de avaliação por exame.

Regente da Unidade Curricular

Duarte Magalhães
(Prof. Doutor)

Partilhar curso