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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a governação clínica enquanto abordagem sistemática para a manutenção e melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde;
  • Identificar as diferentes áreas da governação clínica;
  • Compreender os componentes chave da governação clínica;
  • Compreender os enunciados descritivos da qualidade do exercício profissional como referenciais para a prática.

Conteúdos programáticos

1. A Governação Clínica:

1.1 O Envolvimento da Pessoa, Público e Cuidador: Análise do envolvimento e interação pessoa-profissional na estratégia, planeamento e prestação de cuidados.

1.2 Gestão de Risco clínico: cirurgia segura, prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde, prevenção de úlceras de pressão e de quedas, identificação do doente e segurança na prescrição e uso e administração de medicamentos.

1.3 Gestão de Risco Não Clínico: Plano de Emergência Interno; Segurança contra Incêndios; Segurança de Pessoas (profissionais de saúde e outros profissionais) e Bens; Gestão de Resíduos

1.4 Notificação de incidentes.

1.5 Educação, Formação e Desenvolvimento Profissional Contínuo – recertificação de competências, desenvolvimento profissional.

1.6 Eficácia Clínica - Gestão de auditorias clínicas, planeamento e monitorização, aprendizagem através de investigação e auditoria.

1.7 Gestão da Informação: registos clínicos e proteção de dados.

1.8 A comunicação e transparência: Clientes e público, parceiros externos, internos, administração e toda a organização.

1.9 O trabalho em Equipa.

2. Os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem enquanto política de Qualidade.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Rui Cruz
(Professor)

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