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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Reconhecer a importância das competências de comunicação e de relação de ajuda em contexto de cuidados
    paliativos
  • Utilizar ferramentas e estratégias de comunicação adequadas, com todos os intervenientes que permita a comunicação terapêutica, a esperança realista, assim como o ajuste de expetativas
  • Gerir as situações que requerem especiais capacidades para abordar e comunicar com o doente ou família em cuidados paliativos

Conteúdos programáticos

  • Relação de Ajuda/Counselling
  • Comunicação em cuidados paliativos: princípios e perícias básicas
  • Situações complexas: comunicar as más notícias, como lidar com a incerteza, conspiração do silêncio, agressividade, obstinação terapêutica e outras
  • Processo de tomada de decisão em cuidados paliativos e garantia da autonomia
  • Conferência familiar
  • Sofrimento humano
  • Preservação da dignidade
  • Gestão da esperança
  • Cuidados espirituais

Metodologias/
 Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada a metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão utilizadas dinâmicas de discussão de casos da prática clínica, suportados por evidência científica. Nas aulas de tipologia prática e laboratorial, em contexto de simulação, preconizam-se metodologias ativas como o role-play e role-reversal com a criação de cenários complexos da prática clínica em cuidados paliativos, com recurso a standard patients. Avaliação será realizada através de um trabalho de grupo com apresentação e discussão individual (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%) que visará a aplicação do processo de enfermagem avançada na dimensão da comunicação e relação terapêutica em cuidados paliativos. Os estudantes podem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

 

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