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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Cuidar da pessoa em situação paliativa e dos seus cuidadores/familiares, aliviando o seu sofrimento, maximizando o seu bem-estar, conforto e qualidade de vida
  • Promover o treino de competências técnicas de alta complexidade, científicas e relacionais à pessoa em situação paliativa
  • Envolver os cuidadores/familiares da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal, para otimizar resultados na satisfação das necessidades
  • Promover intervenções baseadas na evidência junto de pessoas em situação paliativa e seus cuidadores/familiares respeitando as suas preferências
  • Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade
  • Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares
na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação doença incurável ou grave, em fase avançada,
progressiva e terminal dos seus cuidadores/familiares.

Metodologias/
 Avaliação

O estágio terá três contextos opcionais, nomeadamente, equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos, equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos, ou unidades de cuidados paliativos devendo optar por um destes contextos. A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade. O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. Avaliação: instrumento de avaliação final ao desempenho e desenvolvimento de competências do estudante no contexto da prática clínica e pelo relatório de estágio (instrumento de avaliação final 60% e relatório de estágio 40%).Os estudantes que não tiverem aprovação têm que repetir o estágio.

Regente da Unidade Curricular

Margarida Isabel Cardoso dos Santos Freitas Alvarenga

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