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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Desenvolver competências para trabalhar o plano antecipado de cuidados com a pessoa e família com necessidade de Cuidados Paliativos
  • Analisar o impacto do trabalho da equipa multidisciplinar no controlo de sintomas
  • Identificar as necessidades da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal e dos seus cuidadores/familiares
  • Avaliar os sintomas no doente, segundo as suas caraterísticas, priorizando o impacto no próprio, utilizando ferramentas padronizadas
  • Adotar medidas farmacológicas e não farmacológicas no alívio dos sintomas
  • Conceber um plano cuidados dirigido às necessidades individuais de cada doente e/ou família na garantia do bem estar e qualidade de vida

Conteúdos programáticos

  • Princípios gerais no controlo de sintomas, objetivados no bem-estar e na qualidade de vida.
  • Realidade Epidemiológica; Etiologia, Fisiopatologia; Avaliação da multidimensionalidade;
  • Estratégias Farmacológicas e não Farmacológicas: Sintomas mais prevalentes [Dor; Respiratórios (Dispneia, Tosse); Digestivos (Anorexia; Disfagia; Xerostomia; Mucosite; Náuseas e Vómitos; Soluços; Obstipação; Oclusão); Neuropsíquicos (Delirium; Ansiedade; Depressão; Tremores; Insónia); Astenia; Caquexia; Prurido]; Especificidades nas pessoas com doenças oncológicas, neurodegenerativas (Esclerose Lateral Amiotrófica; Esclerose Múltipla; Demência; Doença de Parkinson; entre outras), insuficiência de órgão e SIDA;
  • Sintomas refractários
  • Feridas Complexas
  • Ostomias e Fístulas
  • Hipodermóclise/Terapêutica subcutânea
  • Emergências em Cuidados Paliativos (hemoptises; hemorragia maciça; síndrome da veia cava; hipercalcémia; convulsões; compressão medular, entre outras)

Metodologias/
 Avaliação

Para o desenvolvimento desta unidade curricular será utilizada a metodologia expositiva e interativa no âmbito da tipologia teórica. Nas aulas de tipologia teórico-prática serão utilizadas dinâmicas de discussão de casos da prática clínica, suportados por evidência científica. Nas aulas de tipologia prática e laboratorial, em contexto de simulação, preconizam-se metodologias ativas com a criação de cenários complexos da prática clínica em cuidados paliativos, com recurso a ambientes virtuais que enfatizem o processo de tomada de decisão. Avaliação será realizada através de uma frequência (70%) e avaliação prática contínua (30%). Os estudantes podem optar por exame final.

Regente da Unidade Curricular

Margarida Isabel Cardoso dos Santos Freitas Alvarenga

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