Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1- Organização dos serviços de saúde e segurança do trabalho 1.1- Planeamento e organização do serviço de saúde ocupacional. 1.2- Requisitos legais dos serviços de saúde e segurança do trabalho; 1.3- Responsabilidades das organizações e trabalhadores; 1.4- Modalidades de serviços de saúde e segurança do trabalho; 1.5- Requisitos de autorização dos serviços de segurança e saúde do trabalho: Direção Geral da Saúde (DGS), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e procedimentos, instruções e manuais. 1.6- A saúde do trabalho /saúde ocupacional como parte da estratégia corporativa. 1.7- Empreendedorismo em saúde do trabalho. 2- Gestão da qualidade em serviços de saúde e segurança no trabalho 2.1- Conceitos, teorias e métodos em gestão da qualidade e melhoria contínua; 2.2- A eficiência e garantia de qualidade. 2.3- Qualidade, qualidade de serviço e satisfação do utilizador; 2.4- Liderança e governança em gestão da qualidade e melhoria contínua; 2.5- PDCA, RCA, Lean, Six Sigma, TQM; 2.6- Indicadores do desempenho da empresa: produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção e medidas de melhoria; 2.7- Ferramentas de processo em gestão da qualidade e melhoria contínua; 2.8- Norma-OHSAS 18001 Saúde e Segurança no Trabalho/Nova norma ISO 45001. |
Metodologias/ |
A metodologia a utilizar é multimétodos, para as aulas teóricas, e metodologia ativa ou interativa, para as aulas de tipologia teórico-prática. Nas aulas de tipologia teórico-prática irão ser utilizados laboratórios relacionais, para treino, visando um ensino centrado no estudante e na resolução de problemas práticos, atuais e frequentes à área científica da UC. Pretendem-se aulas participativas, em que as experiências pessoais e locais dos formandos serão valorizadas e discutidas. Pretende-se proporcionar a translação dos conhecimentos teóricos adquiridos para os contextos práticos apresentados e discutidos em sala de aula. |
Regente da Unidade Curricular |
Vítor Brasileiro |