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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Identificar as bases da intervenção de enfermagem especializada no âmbito da promoção da saúde mental, da prevenção da doença mental e da intervenção precoce;
  • Distinguir os determinantes estruturais de saúde mental, reconhecendo o seu impacto;
  • Compreender a pessoa numa perspectiva contextual, tendo em conta a vulnerabilidade, a transculturalidade e a diversidade;
  • Identificar estratégias assistenciais integradas de promoção da saúde mental nos diversos contextos e ao longo do ciclo vital;
  • Conhecer as linhas orientadoras das políticas, programas de promoção e prevenção em saúde mental a nível nacional e internacional;
  • Compreender a problemática dos comportamentos aditivos numa perspectiva biológica, cultural e psicológica;
  • Identificar os dados relevantes, diagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica;
  • Analisar as estratégias de empoderamento da pessoa, família, grupo ou comunidade;
  • Desenvolver competências na elaboração de projetos de promoção da saúde mental

Conteúdos programáticos

  • Conceitos: promoção e prevenção da doença mental; intervenção precoce
  • Determinantes estruturais de saúde mental (SM): fatores sociais, ambientais, relacionados com idade e settings, de proteção e promoção da SM; fatores predisponentes e precipitantes; sinais e sintomas precoces de problemas
  • Medidas: proteção da SM, prevenção da perturbação mental, nomeadamente em grupos vulneráveis
  • Impacto dos problemas mentais dos pais, nas perturbações mentais das crianças
  • Programas de sensibilização e redução de riscos (stress, violência, suicídio e adições)
  • Comorbilidade e efeito dos comportamentos aditivos
  • Saúde mental em situação de catástrofe
  • Modelos de avaliação participada de base comunitária
  • Orientações técnicas, legislação e políticas relativas as pessoas, grupos e comunidades vulneráveis, destacando minorias étnicas
  • Estratégias de empoderamento em situações de risco ou problemas de SM
  • Estratégias e metodologias educativas e treino
  • 1º Socorro Psicológico
  • Teleconsulta e e-Health em SM

Metodologias/
 Avaliação

As metodologias de ensino estão alinhadas com a tipologia de aulas e assentam numa abordagem participativa, quer através de exposição e interrogação, quer de trabalho individual e grupal de pesquisa orientada e de síntese documental, desenvolvendo-se momentos de análise, reflexão e discussão a partir da análise de referenciais e documentos de suporte à conceção e desenvolvimento de programas de promoção e prevenção em saúde mental. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a desenvolver um projeto de promoção e/ou prevenção em saúde mental em resposta a uma necessidade e/ou determinante identificado da comunidade, numa metodologia de aprendizagem e serviço. As aulas de seminário permitem o convite de peritos nacionais e internacionais, das redes com as quais a Escola é membro ativo. A avaliação resultará do desenvolvimento de uma frequência (60%) e de um Projeto de Promoção da Saúde Mental (40%), desenvolvido em grupo, integrando uma apresentação oral e discussão individual.

Regente da Unidade Curricular

António Manuel dos Santos Ferreira

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