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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender as teorias de desenvolvimento humano e o seu contributo para a intervenção em saúde mental;
  • Compreender os modelos, métodos e técnicas em saúde mental de forma a conceber planos de intervenção realistas e com objetivos exequíveis;
  • Desenvolver competências de avaliação do estado de saúde mental;
  • Gerir os processos terapêuticos com a pessoa de forma a priorizar as intervenções;
  • Capacitar o doente e cuidadores para a gestão eficaz do regime terapêutico, tornando-os elementos ativos no processo de recovery;
  • Avaliar os contextos clínicos, funcionais e socioeconómicos recorrendo a métodos, técnicas e instrumentos de medida validados e clinicamente relevantes;
  • Desempenhar o papel de perito, fundamentando a sua intervenção e tomada de decisão na melhor evidência científica;
  • Demonstrar capacidade de intervenção no âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional;
  • Conceber planos de cuidados de enfermagem especializados adequados aos diferentes contextos.

Conteúdos programáticos

  • Teorias de Desenvolvimento Humano;
  • Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas;
  • Modelos e programas de intervenção em saúde mental: Gestor de caso; Terapeuta de referência; Mentoria por pares;
  • Grupos de ajuda mútua e Plano integrado de cuidados;
  • Intervenção especializada em Saúde Mental:
  • Intervenções Psicoterapêuticas;
  • Intervenções Socioterapêuticas;
  • Intervenções Psicoeducativas;
  • Intervenções Psicossociais.
  • Políticas e programas de reabilitação psicossocial;
  • Programas de cuidados comunitários para pessoas com Doença Mental grave. Psiquiatria de ligação. Psiquiatria forense;
  • Cuidados continuados integrados de saúde mental;
  • Legislação Nacional em Saúde Mental e Orientações sobre o Tratamento Compulsivo;
  • A família como um sistema foco de ESMP. Modelos de avaliação e intervenção familiar específicos do ESMP: entrevista
    sistémica; terapia narrativa; abordagem sistémica das dependências e alianças terapêuticas com as famílias.

Metodologias/
 Avaliação

Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, dando a conhecer aos estudantes os conceitos
específicos e as diversas ferramentas inerentes à prática da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Nas aulas
teórico-práticas serão utilizados estudos de casos clínicos promovendo a discussão e o desenvolvimento do raciocínio
clínico e de tomada de decisão, mobilizando conhecimento em articulação com outras unidades curriculares. A
componente de prática laboratorial, será desenvolvida no Centro de Simulação e Aprendizagem Interativa, através da
divisão em duas turmas, onde, em ambiente de simulação, são treinadas intervenções especializadas prescritas em
plano de cuidados integrados dos casos clínicos. As aulas de seminário permitem o convite de peritos nacionais e
internacionais. A avaliação integra duas frequências (ponderação de 35% cada) e avaliação contínua da prática
simulada (ponderação de 30%), com recurso a instrumento de avaliação em uso na Escola.

Regente da Unidade Curricular

Joana Catarina Ferreira Coelho

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