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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão na área da enfermagem especializada;
  • Demonstrar capacidade de tomada de decisão, nos diferentes contextos, sobre os cuidados especializados à pessoa a viver o processo de transição saúde/doença;
  • Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e de risco com vista à melhoria contínua da qualidade;
  • Conceber planos de intervenção centrados na pessoa, família e comunidade, integrando os processos de transição saúde/doença, nos diferentes contextos profissionais;
  • Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades;
  • Implementar programas de promoção da saúde mental e prevenção da doença, orientadas pelas diretivas da DGS e consignadas no Plano Nacional de Saúde Mental;
  • Implementar intervenções para otimizar a funcionalidade psíquica/cognitiva, motora e sensorial.

Conteúdos programáticos

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares
na área de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com especial enfoque na pessoa a vivenciar
processos de saúde/doença mental, no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados.

Metodologias/
 Avaliação

A escolha dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos (conhecimentos, habilidades e atitudes) no âmbito dos cuidados de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica especializados, e respetivos requisitos para supervisão clínica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estudante numa ação participativa do seu processo de aprendizagem define objetivos específicos, em parceria com o tutor e docente/supervisor clínico. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final existente na escola, com base no perfil de competências do enfermeiro especialista em ESMP (60%) e pelo relatório de estágio (40%). Caso não obtenha aprovação terá que repetir a unidade curricular.

Regente da Unidade Curricular

 
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