Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Promover o autoconhecimento, autoconceito e autoimagem;
  • Promover a autoconscencialização de características pessoais na interação com o outro;
  • Experienciar a imersão e emersão do eu em contexto grupal;
  • Analisar crenças, valores e fatores pessoais que podem interferir no domínio profissional (clientes e equipa terapêutica);
  • Gerir emoções e sentimentos através de processos de Auto conscientização;
  • Potenciar a inteligência emocional;
  • Identificar potencialidades e limitações pessoais e profissionais;
  • Refletir no processo de mudança pessoal e profissional;
  • Demonstrar capacidades de comunicação terapêutica.

Conteúdos programáticos

  • Processos de autoconhecimento e consciencialização de si: estratégias de autoconhecimento e estratégias de intervenção interpessoal;
  • Teorias de comunicação terapêutica;
  • O processo de transferência/contratransferência;
  • Os impasses terapêuticos;
  • O uso de si mesmo na relação terapêutica;
  • Modelos, métodos e estratégias de autoconhecimento: método Ubuntu; SWOT individual, mentoring;
  • Desenvolvimento e gestão de emoções e sentimentos: estratégias de autogestão emocional;
  • Inteligência emocional;
  • Estratégias comunicacionais em equipa: Briefing, dedriefing e peer feedback na construção de equipas vencedoras;
  • Comunicação e comportamento assertivo. Sensibilidade cultural e linguística;
  • Gestão de conflitos e tensão inter e intragrupal.

Metodologias/
 Avaliação

As metodologias de ensino alinham-se com a tipologia de aulas e assentam numa abordagem interativa entre docente e estudantes, quer através de exposição e interrogação, quer de reflexão individual e grupal, desenvolvendo-se momentos de auto e hétero reflexão e discussão a partir dos pressupostos teóricos dos processos de desenvolvimento pessoal e da comunicação terapêutica. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a desenvolverem um processo de construção da linha de desenvolvimento pessoal e profissional, em articulação com as sessões práticas. Nas sessões de prática-laboratorial serão criados grupos/equipas onde experienciam exercícios de autoconhecimento e de prática simulada de comunicação terapêutica, no sentido de potenciar o desenvolvimento de competências em contexto simulado, com integração de dinâmicas de feedback de docentes e de pares (peer feedback). A avaliação será realizada através de Portfólio individual (100%)

Regente da Unidade Curricular

Andreia Eunice Pinto Magina

Partilhar curso