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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Conhecer os percursos e processos preponderantes da formação em Enfermagem;
  • Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Promover o pensamento crítico-reflexivo;
  • Compreender a importância dos processos de formação e aprendizagem ao longo da vida; 
  • Definir o conceito de competência;
  • Identificar as competências acrescidas diferenciadas e avançadas do enfermeiro estomaterapeuta;
  • Perceber o processo de certificação da competência acrescida diferenciada e avançada de enfermagem em Estomaterapia.
  • Conhecer os elementos essenciais à formulação de um projeto de formação em serviço.

Conteúdos programáticos        

1. Percursos e processos de formação em Enfermagem

1.1 Integração da formação em Enfermagem no Sistema Educativo Nacional

2. Modelos de desenvolvimento pessoal e profissional

2.1. Modelo androgógico da aprendizagem de adultos de Malcolm Knowles

2.2. Modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner e Morris

2.3. Modelo de aquisição de competências de Benner

3. Processos de formação e aprendizagem ao longo da vida

3.1. Formação reflexiva

4. Competência Acrescida Diferenciada de enfermagem em estomaterapia

4.1. Perspetivas da Competência segundo Le Boterf e Perrenoud

4.2. Perspetiva normativa

4.2.1. Competência Acrescida

4.2.2. Competência Acrescida Diferenciada

4.2.3. Competência Acrescida Avançada 

Metodologias/
Avaliação

Exposição/conferência;
Discussão orientada;
Discussão de estudos de caso em grupo;
Aprendizagem colaborativa.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

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