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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Praticar os procedimentos associados às diferentes técnicas endoscópicas;
  • Demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes relativas ao papel de enfermeiro em endoscopia digestiva, considerando o contato direto com o contexto de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso;
  • Demonstrar respeito pelos valores, princípios éticos e deontológicos e normas legais da profissão;
  • Reconhecer a centralidade da pessoa submetida a técnicas endoscópicas;
  • Reconhecer a importância das intervenções de enfermagem à pessoa submetida a procedimentos de endoscopia digestiva.

Conteúdos programáticos        

Aplicação em contexto real dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem de Endoscopia Digestiva.

Metodologias/
Avaliação

O Estágio desenvolve-se de acordo com a orientação descrita no “Guia de Estágio” fornecido aos estudantes e supervisor. Os resultados esperados no final do estágio e expressos no “Guia de Estágio” terão como matriz operativa os critérios de competência acrescida diferenciada ou avançada (conforme se aplique) previstos no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Enfermagem em Endoscopia Digestiva da Ordem dos Enfermeiros. A Prática em Enfermagem em Endoscopia Digestiva organiza-se com base na metodologia de estágio, objetiva a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades, em contexto clínico. O processo de aprendizagem privilegiará a avaliação formativa no decorrer do estágio, com base na demonstração de competências como enfermeiro em endoscopia digestiva, recorrendo a estratégias de reflexão, partilha e discussão, nos contextos de prática clínica. A avaliação do estudante será um processo contínuo, feito com base no trabalho produzido, na criatividade manifestada, na apresentação dos resultados e na aquisição de competências. No final, o estudante elabora um Relatório Reflexivo do estágio, o qual será apresentado oralmente, com discussão das opções tomadas ao longo deste percurso formativo.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Filomena Maia
(Professora)

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