Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Caraterizar a área de Psicologia do Desenvolvimento; Compreender a importância dos fenómenos psicológicos;
  • Compreender o ser humano como um ser biopsicossocial que se desenvolve ao longo de todo o ciclo vital com influência de vários fatores;
  • Reconhecer as características de alterações ao desenvolvimento normal;
  • Compreender criticamente o período desenvolvimental vivido pelo próprio estudante, enquanto jovem-adultos em transição para o ensino superior;
  • Estimular o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências relacionais adequadas à relação de ajuda com clientes de todas as fases de desenvolvimento;
  • Explicar o contributo da Psicologia do Desenvolvimento para a prática dos profissionais de saúde, na adaptação das intervenções à fase de desenvolvimento e às necessidades desenvolvimentais de cada cliente.

Conteúdos programáticos

  • Conceitos nucleares e principais teorias para compreensão do desenvolvimento humano: Modelos teóricos de desenvolvimento ao longo da vida - desenvolvimento cognitivo, moral, psicossexual e psicossocial;
  • Períodos do desenvolvimento e suas tarefas ao longo do ciclo vital: Desenvolvimento pré-natal e neonatal; Infância;
  • Idade pré-escolar; Idade escolar; Adolescência; Adulto e Idoso;
  • Noções de Psicopatologia do Desenvolvimento e alterações do desenvolvimento normal;
  • Implicação do conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento para a prática profissional na saúde e para a relação de ajuda.

Metodologias/
Avaliação

Serão utilizadas diferentes metodologias pedagógicas como sendo a projecção de filmes e documentários, a análise e discussão de casos, o role-play e o role-reversal, motivando os estudantes para uma participação ativa nas aulas.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ana Torres
(Prof.ª Especialista)

Partilhar curso