Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Tuina e qigong
  • Avaliar o estado neuromeníngeo e funcional articular através de testes específicos
  • Delinear planos de tratamento de alterações do foro interno recorrendo à terapia manual Chinesa
  • Executar exercício mais complexos de qigong e exercício básicos de taichi
  • Planear, organizar e orientar uma classe de exercícios energéticos (qigong e taichi) direcionada a uma patologia especifica ou como atividade de promoção da saúde física e mental.
  • Resolver casos práticos delineando um possível plano de tratamento.
  • Demonstrar conhecimentos teóricos referentes às bases fisiológicas, indicações, contraindicações e mecanismos de ação dos exercícicos energéticos (Qi Gong) e da terapia manual e massagem Chinesa (Tui Na), enquanto métodos de tratamento auxiliares de acupuntura.
  • Aplicar a terminologia chinesa referente à terapia manual e massagem Chinesa
  • Executar os exercícios energéticos, as técnicas de terapia manual e massagem Chinesa
  • Aplicar em modelo vivo as técnicas de terapia manual e massagem Chinesa;
  • Conhecer os efeitos, indicações, contraindicações e executar as técnicas de Ban fa;
  • Justificar as intervenções terapêuticas dos exercícios energéticos e da terapia manual Chinesa planeadas e dirigidas a situações de doença ou de risco de doença;
  • Planear, organizar e orientar uma classe de exercícios energéticos direcionada a uma patologia especifica ou como atividade de promoção da saúde física e mental.

Conteúdos programáticos

Qi Gong I

  • Origem e evolução dos exercícios energéticos (Qi Gong);
  • Definição de Qi Giong terapêutico (Health Qigong);
  • Tipos de exercícicos energéticos (a meditação, a respirqação e o movimento na prática do Qigong);
  • Indicações e contraindicações dos exercícios energéticos;
  • Definição de Luohan qigong;
  • Definição da forma Ba Duan Jin (Standard International Health Qigong Fedaration – IHQF);- Exercicos práticos;
  • Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;

Tui Na I

  • O origem e desenvolvimento da massagem tuina
  • Princípios de ação da massagem tuina
  • Indicações,  contraindicações e cuidados;
  • Técnicas manuais da massagem tuina: Tui, Na, An, Mo, Rou, Nie, Dian, Yizhichan, Gun, Ca, Cuo, Nian, Bo, Dou, Zhen, Pai, Ji, Yao
  • Bashen – trações;
  • Técnicas auxiliares de massagem.
  • Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;

Tuina II

  • Avaliação neuromusculoesquelética – testes funcionais e neuromeníngeos
  • Tratamento de patologias musculoesqueléticas e de foro interno
  • Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;

Qigong II

  • Estudo e prática da forma Yi Jin Jing (IHQF)
  • Estudo e prática da forma Liu Zi Jue (IHQF)
  • Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;
  • Diferenças entre o Taichi e o Qigong
  • Estudo e prática da Sequência simplificada de 8 movimentos de Yang Tai Jí Quan (Beijing)
  • Exercícios práticos e aplicações terapêuticas.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórico prática com recurso a práticas laboratoriais. A componente prática terá maior ponderação na avaliação individual do aluno e será contínua. O docente expõem os conteúdos teóricos – aula T- , demonstra a execução da técnica  – aula TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento – aula PL. Para o desenvolvimento adequado do juízo e pensamento crítico relativamente ao motivo da consulta é imprescindível a correta interpretação diagnostica e adequada escolha das técnicas a aplicar pelo que será desenvolvido trabalhos individuais baseados em estudo de casos – aula OT.  Os alunos devem praticar a terapia manual Chinesa em grupos de dois e os exercícios energéticos individualmente.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Ricardo Picão Rodeia
(Professor)

Partilhar curso