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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais;
  • Compreender a diferenciação de síndromes dos órgãos internos;
  • Compreender o diagnóstico da medicina tradicional Chinesa de acordo com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e das 4 Camadas;
  • Compreendendo o diagnóstico de pulso e o seu significado de acordo com a medicina tradicional Chinesa integrando-o no diagnóstico das síndromes;
  • Analisar casos práticos estabelecendo um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa delineando um plano de tratamento.

Conteúdos programáticos

  • Diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais;
  • Diferenciação de síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu) - Rins e Bexiga (Shen e PangGuang), Baço e Estômago (Pi e Wei), Fígado e Vesícula Biliar (Gan e Dan), Coração e Intestino Delgado (Xin e Xiao Chang), Pulmão e Intestino Grosso (Fei e Da Chang), Pericárdio e Triplo Aquecedor (Xin Bao e San Jiao), A relação com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e as 4 Camadas (Taiyang / Yangming/ Shaoyin/ Taiyin/ Jueyin/ Shaoyin | WeiQi/ Qi/ YingQi/ Xuè);
  • O diagnóstico pelo Tratado das Doenças pelo Frio - ShangHanLun;
  • Palpação do pulso - Os 28 tipos de pulso patológico, Integração nas síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu).

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T - e aplica-os no contexto teórico-prático exemplificando – aula TP- e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL. Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

A definir...

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