Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Analisar criticamente diferentes tipos de desenhos de investigação, tipos de amostragem, tipos e instrumentos de medida;
  • Discutir os conceitos de validade interna e externa;
  • Realizar a colheita de dados, de acordo com a estratégia definida;
  • Organizar, analisar e interpretar os dados de investigação;
  • Analisar artigos de investigação;
  • Definir os princípios éticos da investigação e o papel das comissões de ética;
  • Analisa criticamente o planeamento do projeto de investigação elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Investigação I;
  • Demonstra capacidade crítica sobre os aspetos éticos da investigação;
  • Desenvolve o trabalho de campo;
  • Analisa e interpreta os achados da investigação;
  • Apresenta os resultados da investigação, sua discussão e respetivas conclusões;
  • Elabora o relatório sob a forma de artigo.

Conteúdos programáticos

  1. Análise crítica do projecto de Investigação;
  2. Fase Empírica:
    Recolha e Tratamento dos dados
    1. Organização e codificação da informação;
    2. Análise quantitativa: Estatística descritiva e inferencial;
    3. Análise Qualitativa: análise de conteúdos;
    4. Descrição, interpretação e discussão dos resultados.
  3. Organização, apresentação e defesa de monografia;
  4. Princípios na elaboração relatório de investigação;
  5. Princípios na elaboração de artigo científico.

Metodologias/
Avaliação

Participativo e colaborativo, centrado na aprendizagem dos estudantes. Desenvolvimento da fase empírica com acompanhamento em OT, de acordo com o Guia específico das OT. Utilização de Problem Based learning – PBL, em tipologia OT. Análise crítica com revisão do projeto de investigação. Defesa pública do artigo científico perante júri constituído para o efeito.

Modalidade de valiação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Henrique Pereira
(Prof. Doutor)

Partilhar curso