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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

 Aplicar em contexto clínico as técnicas de acupunctura, moxibustão, ventosas, eletroacupuntura, terapia manual Chinesa, exercícios energéticos, auriculoterapia, reflexologia podal, acupuntura craniana, métodos do equilibrio de Tan e Tung, terapia manual pediátrica, dietética e fitoterapia Chinesa;

Demonstrar raciocínio clínico e delinear planos de tratamento recorrendo a todas técnicas de acupuntura;

Selecionar a técnica de acupuntura e auxiliares de acupuntura mais indicada à situação de saúde do utente;

Intervir em patologias do foro musculoesquelético e reumático, ginecológico, urológico, otorrinolaringológico, pediátrico, gastrointestinal, oncológico, dermatológico, cardiopneumológico, neurológico e de saúde mental;

Relacionar os conhecimentos de patologia, anatomia, nutrição, imagiologia, análises clínicas, farmacologia e psicologia com a prática clínica.

Conteúdos programáticos

Trata-se do estágio final que visa aprimorar o raciocínio clínico e a aplicação de planos de tratamento no âmbito da Acupuntura. O estudante aplica os conteúdos lecionados ao longo do curso, procurando integrar os conhecimentos de forma a demonstar competências específicas da prática da acupuntura. O estudante regista adequadamente a evolução do estado clínico do utente e cumpra todas as regras de éticas, deontológicas, de higiene e segurança na prática clínica. Este estágio deve contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais e de uma boa integração na vida profissional ativa. Deve realizar o seu trabalho sempre numa atitude de abertura, á dúvida e ao trabalho em equipa multidisciplinar. Deve mobilizar estratégias de cooping para trabalhar com um grau de autonomia considerável, sentido de responsabilidade, ética e deontologia profissional, ponderação e tomada de decisão clínica ajustada a cada situação, contribuindo para a afirmação e imagem da profissão de Acupuntor.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação orientador-estudante. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo e com um estudo de caso, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Santos
(Professora)

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