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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Aplicar em contexto clínico as técnicas de acupuntura e auxiliares, nomeadamente massagem e dígito puntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia;
  • Desenvolver o raciocínio clínico através da discussão de casos e delinear planos de tratamento recorrendo a técnicas de acupuntura;
  • Intervir maioritariamente em patologias do foro músculo-esqueléticas, reumático e psiquiátrico;
  • Intervir em casos de dor aguda, dor crónica, quadros depressivos e ansiosos com uso de massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia como forma de tratamento;
  • Relacionar os conhecimentos de patologia, anatomia, nutrição imagiologia e análises clínicas com a prática clínica.
  • Demonstrar comportamento adequado com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.
  • Esta UC contribui com 6 ECTS- Componente Prática de Acupuntura alíneas d), artigo 12º, Portaria 172-C/2015, 5 junho.

Conteúdos programáticos

  • O estágio III é um estágio cumulativo que visa o desenvolvimento do raciocínio clínico e o delineamento de um plano de tratamento que privilegie o uso de massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e reflexologia (auriculoterapia) como forma de tratamento. É esperado que o estudante intervenha essencialmente em patologias musculoesqueléticas, reumático e psiquiátrico. É também esperado que o estudante registe adequadamente a evolução do estado clínico do utente e cumpra todas as regras de ética, de deontologia, de higiene e segurança na prática clínica.
  • A presente unidade curricular deverá abranger a maioria dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares precedentes, especialmente em métodos terapêuticos de acupuntura I e acupuntura em especialidades II.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino é pratica em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de caracter reflexivo, avaliado pelo docente. responsável pela unidade curricular.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Paula Carvalho
(Professora)

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