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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Demonstrar conhecimentos clínico-laboratoriais de forma a correlacionar os resultados analíticos com a informação clínica dos doentes.
  • Integrar e compreender a utilidade clínica dos diferentes parâmetros analíticos, aplicando os conhecimentos no diagnóstico e monitorização das diferentes patologias.
  • Utilizar a terminologia médica na comunicação interdisciplinar.
  • Avaliar e interpretar casos clínicos, identificar e selecionar os perfis analíticos mais adequados a cada caso clínico.

Conteúdos programáticos

  • Conceito de Semiologia Analítica.
  • Dados analíticos e interpretação de resultados: valores de referência, variabilidade analítica (biológica, inter/intra-indivíduo). Diagnóstico laboratorial em Bioquímica: alterações da função hepática, dislipidemias, diabetes, alterações da tiroide e paratiroide, alterações da função renal.
  • Diagnóstico laboratorial em Hematologia: hemograma- alterações e critérios de interpretação, anemias, hemoglobinopatias. Diagnóstico laboratorial em Microbiologia: Infeção – conceito, sinais, sintomas, mecanismos de defesa, diagnóstico e abordagem laboratorial.
  • Infeção Bacteriana.
  • Infeção Vírica.
  • Infeção do trato urinário.
  • Estudo de casos clínicos referentes aos temas abordados: diagnóstico e abordagem laboratorial. Visita de estudo a um laboratório clínico.

Metodologias/
Avaliação

Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e teórico-práticas. A metodologia de ensino será de carater expositivo, com recurso a discussão de resultados de exames reais, numa vertente de integração da noção de leitura de relatórios de análises clínicas no contexto das alterações fisiológicas principais.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Fernando Faria
(Prof. Especialista)

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