Menu
Resumo da Cadeira
Partilhar curso
   

Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a génese do tumor e metastização, efeitos da quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia;
  • Conhecer fisiologia da criança e relacioná-la com as alterações mais comuns;
  • Métodos de diagnóstico específicos, as medidas gerais do tratamento das alterações patológicas e as síndromes mais comuns em pediatria;
  • Compreender a génese das doenças do sistema cardiorespiratório e mecanismos fisiopatológicos;
  • Conhecer as doenças do sistema nervoso central, periférico e autonómico e mecanismos fisiopatológicos;
  • Conhecer a localização das estruturas anatómicas em otorrinolaringologia e sintomas (medicina ocidental e com a MTC;
  • Identificar e tratar os efeitos secundários inerentes à cirurgia em oncologia, cardiopneumologia, no sistema nervoso central e periférico e otorrinolaringologia;
  • Identificar conjugações de pontos segundo funções e indicações terapêuticas e resolver casos práticos delineando um plano de tratamento em situações oncológicas, dermatológicas, cardiopneumologicas, neurológicas e otorrinolaringológicas.

Conteúdos programáticos

  • O cancro enquanto doença sistémica;
  • O tumor maligno e a metastização;
  • A cirurgia – controlo da dor;
  • A quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia – controlo dos efeitos secundários;
  • Sintomas da pele; Doenças do frio na neurodermite;
  • A cicatriz – avaliação e tratamento;
  • Patologias do sistema tegumentar;
  • Conceitos ocidentais e chineses na área da cardiopneumologia;
  • Principais doenças em cardiopneumologia;
  • Diagnosticar e tratar casos na área da cardiopneumologia;
  • O sistema nervoso central, periférico e autónomo;
  • Semiologia em neurologia;
  • Conceitos de medicina chinesa na área da otorrinolaringologia;
  • Fisiopatologia em otorrinolaringologia;
  • Acupunctura na voz;
  • Terapias complementares;
  • Discussão de casos práticos nas temáticas de oncologia, pediatria, Cardiopneumologia, neurologia e otorrinolaringologia.

Metodologias/
Avaliação

A metodologia de ensino será maioritariamente teórica uma vez que os conceitos serão expostos aos alunos. A resolução e discussão de casos práticos em contexto de aula é também de extrema importância para a consolidação dos conteúdos. Estes exercícios serão feitos em aulas teórico-práticas.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuela Santos
(Professora)

Partilhar curso