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Chair Summary
Duration Yearly
ECTS Conclusion 2
Scientific Area Marketing
Teaching Language Portuguese
Learning mode Presencial
Chair type Obrigatoria
Chair code 4567
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Métodos de ensino

Método interactivo e expositivo, dissertação e partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respectivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia e ao suporte de um serviço de internet-WI-FI. Para integração de sistemas audiovisuais que permitam a projecção de imagem, (vídeo/som) “just in time”. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.


Objetivos de Unidade Curricular

Considerando que a supervisão clínica em enfermagem surge nomeadamente como uma nova forma de pensar e realizar a formação, perspectivando desta forma o desenvolvimento pessoal e profissional, como também representa um instrumento para garantir os momentos de aprendizagem dos estudantes em contexto de trabalho.

Percebendo-se a supervisão clínica como uma mais-valia é da maior importância criar um modelo de supervisão adaptado à realidade dos nossos dias e que simultâneamente permita uma uniformização do processo supervisivo. De acordo com este entendimento o aluno em situação de ensino clínico “aprende, não só a trabalhar em equipa mas também a dirigir uma equipa e a organizar os cuidados de enfermagem globais, incluindo a educação para a saúde destinada a indivíduos e a pequenos grupos no seio da instituição de saúde ou da coletividade” (DCCE 77/453, p. 32).

- No contexto a integração do módluo de Marketing em Saúde pretende desenvolver o conhecimento e espírito crítico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial, assim como a promoção da sua dimensão relacional;

- Saber pensar e relativizar o domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional e administração dos serviços de saúde neste sector de actividade.

Competências:

- Compreender a importância de saber identificar as necessidades, planear e adequar a construção do respectivo plano de marketing;

- Enquadrar o Marketing e as suas ferramentas operacionais no processo de gestão dos negócios e das relações nas organizações;

- Valorização do Marketing Relacional na aproximação e integração da organização com o seu mercado e público alvo;

- Noções da concepção do Plano de Marketing e integração no Plano de Negócios da organização;

- Noção de como se constrói e promove Organizações/Instituições - Marketing Oriented;

- Estimular ao desenvolvimento a capacidade de análise, organização, planeamento, controle e gestão: orientação ao mercado dos produtos e serviços, conhecendo em profundidade o consumidor, a concorrência e outros intervenientes no mercado;

- Noções de como conjugar estratégias de marketing a ferramentas inovadoras de comunicação, gestão e venda desses produtos e serviços, proporcionando experiências diferenciadoras ao consumidor, de forma a garantir á organização, uma vantagem competitiva sustentável no tempo.


Estagios

Nao


Programa

Genéricos:

1. O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento

2. As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação

3. O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas

4. Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing

5. Marketing Estratégico

6. Estrutura do Plano de Marketing

7. Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing

8. Definição das políticas de Marketing – Mix

9. Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing

10. Métricas de Marketing; Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e folow up


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Aaker, D.a. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing On The Value Of A Brand Name. New York: John Wiley &Amp; Sons Inc.

Berkowitz, E. N. (2011). Essentials Of Health Care Marketing. Burlington: Jones &Amp; Bartlet, Learning, Llc.

Berry, L.l. E Seltman, K.d. (2008). Lições De Gestão Da Clínica Mayo – Por Dentro De Uma Das Mais Admiradas Organizações De Serviços De Saúde Do Mundo. São Paulo: Artmed Editora.

Feliciano, I. (2010). Marketing Em Saúde: Políticas &Amp; Estratégias. Coimbra: Bnomics.

Hillestad, S.g. &Amp; Berkowitz, E.n. (2004). Health Care Market Strategy: From Planning To Action. 4ª Ed. Burlington: Jones &Amp; Bartlett.

Macedo, N. &Amp; Macedo, V. (2005). Gestão Hospitalar: Manual Prático. Lisboa: Lídel.

Marin, V. &Amp; Henderson, E. (2004). Gestão De Unidades De Saúde E De Serviços Sociais. Lisboa: Monitor.

Matos, L. &Amp; Ramos, I. (2009) Medir Para Gerir Obalance Score Card Em Hospitais. Lisboa: Edições Sílabo

Mena, R. &Amp; Aguiar P. (2016). Healthcare Marketing – Como Criar, Gerir E Melhorar Uma Estratégia De Marketing Na Saúde Centrada Nas Pessoas. 1.ª Ed. Alfragide: Texto Editores – Leya S.a.

Rosenmöller, M.; Ribera, J. &Amp; Fuentes, G.j.a. (Coords.) (2005). Gestion En El Sector De La Salud: Gestion Del Sistema Y De Sus Instituciones. Vol. I. Madrid: Pearson Educación.

Rosenmöller, M.; Ribera, J. &Amp; Fuentes, G.j.a. (Coords.) (2005). Gestion En El Sector De La Salud: Elementos De Gestión En Las Instituciones. Vol. Ii. Madrid: Pearson Educación.

 

Webgrafia:

Https://Www.ama.org/Pages/Default.aspx    

Http://Www.emac-Online.org/R/Default.asp?Iid=Flfdie   

Http://Www.eummas.org/ 

Http://Emc.be/

Https://Www.healthcaresuccess.com/Blog/Advertising/Healthcare-Marketing-Trends-In-2017.Html

Https://Www.ncbi.nlm.nih.gov/Pubmed/10154636

Https://Www.disruptiveadvertising.com/Marketing/Healthcare-Marketing-Trends/

Https://Medium.com/Ama-Marketing-News/6-Predictions-For-Healthcare-Marketing-In-2018-F81D5164D28B

Https://Www.evariant.com/Faq/What-Is-Healthcare-Marketing

Https://Study.com/Academy/Lesson/Healthcare-Marketing-Definition-Strategy-Differences.html


Docente responsável

Duarte Nuno Vaz Leite De Magalhães


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