Método interactivo e expositivo, dissertação e partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respectivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia e ao suporte de um serviço de internet-WI-FI. Para integração de sistemas audiovisuais que permitam a projecção de imagem, (vídeo/som) “just in time”. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.
Considerando que a supervisão clínica em enfermagem surge nomeadamente como uma nova forma de pensar e realizar a formação, perspectivando desta forma o desenvolvimento pessoal e profissional, como também representa um instrumento para garantir os momentos de aprendizagem dos estudantes em contexto de trabalho.
Percebendo-se a supervisão clínica como uma mais-valia é da maior importância criar um modelo de supervisão adaptado à realidade dos nossos dias e que simultâneamente permita uma uniformização do processo supervisivo. De acordo com este entendimento o aluno em situação de ensino clínico “aprende, não só a trabalhar em equipa mas também a dirigir uma equipa e a organizar os cuidados de enfermagem globais, incluindo a educação para a saúde destinada a indivíduos e a pequenos grupos no seio da instituição de saúde ou da coletividade” (DCCE 77/453, p. 32).
- No contexto a integração do módluo de Marketing em Saúde pretende desenvolver o conhecimento e espírito crítico capaz de permitir enquadrar e fazer uso no dia-a-dia das ferramentas do marketing no apoio à gestão e comunicação organizacional/empresarial, assim como a promoção da sua dimensão relacional;
- Saber pensar e relativizar o domínio do marketing nas suas múltiplas dimensões e aplicações na gestão operacional e administração dos serviços de saúde neste sector de actividade.
Competências:
- Compreender a importância de saber identificar as necessidades, planear e adequar a construção do respectivo plano de marketing;
- Enquadrar o Marketing e as suas ferramentas operacionais no processo de gestão dos negócios e das relações nas organizações;
- Valorização do Marketing Relacional na aproximação e integração da organização com o seu mercado e público alvo;
- Noções da concepção do Plano de Marketing e integração no Plano de Negócios da organização;
- Noção de como se constrói e promove Organizações/Instituições - Marketing Oriented;
- Estimular ao desenvolvimento a capacidade de análise, organização, planeamento, controle e gestão: orientação ao mercado dos produtos e serviços, conhecendo em profundidade o consumidor, a concorrência e outros intervenientes no mercado;
- Noções de como conjugar estratégias de marketing a ferramentas inovadoras de comunicação, gestão e venda desses produtos e serviços, proporcionando experiências diferenciadoras ao consumidor, de forma a garantir á organização, uma vantagem competitiva sustentável no tempo.
Nao
Genéricos:
1. O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento
2. As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação
3. O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas
4. Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing
5. Marketing Estratégico
6. Estrutura do Plano de Marketing
7. Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing
8. Definição das políticas de Marketing – Mix
9. Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing
10. Métricas de Marketing; Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e folow up
Trabalho de grupo: 100.0%
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