O Estágio desenvolve-se de acordo com a orientação descrita no “Guia de Estágio” fornecido aos estudantes e supervisor. Os resultados esperados no final do estágio e expressos no “Guia de Estágio” terão como matriz operativa os critérios de competência acrescida diferenciada ou avançada (conforme se aplique) previstos no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica da Ordem dos Enfermeiros. A Prática em Supervisão Clínica organiza-se com base na metodologia de estágio, objetiva a afirmação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades em supervisão clinica em Enfermagem, em contexto clínico. O estudante terá a experiência prática de orientar estudantes do CLE em contexto de laboratório ou de ensino clínico, ou de supervisão clínica a estudantes das Pós-licenciaturas de Especialização em Enfermagem, dependendo da sua área de especialização e ainda de profissionais em contexto de prática clínica. O processo de aprendizagem privilegiará a avaliação formativa no decorrer do estágio, com base na demonstração de competências como supervisor clínico, recorrendo a estratégias de reflexão, partilha e discussão em grupo de situações vivenciadas no papel de supervisor, nos contextos de prática clinica. A avaliação do estudante será um processo contínuo, feito com base no trabalho produzido, na criatividade manifestada, na apresentação dos resultados e na aquisição de competências. No final, o estudante elabora um Relatório Reflexivo do estágio, o qual será apresentado oralmente, com discussão das opções tomadas ao longo deste percurso formativo.
Competências:
Sim
Aplicação em contexto real dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Clínica.
A Contemplada Nas Unidades Curriculares Já Leccionadas Que Compõem O Curso.
Catarina Cláudia Santos Nogueira