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Chair Summary
Duration Yearly
ECTS Conclusion 5
Scientific Area Enfermagem
Teaching Language Portuguese
Learning mode Presencial
Chair type Obrigatoria
Chair code 4561
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Métodos de ensino

Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de grupo com “Problem Base Learning” e jogos androgógicos, discussão e reflexão. As temáticas a abordar pelos docentes têm também vinculação a conteúdos de outras unidades curriculares onde se aborda o impacto do desenvolvimento de competências do Enfermeiro para o recurso à Supervisão Clínica em Enfermagem.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Identificar as competências do domínio da Supervisão Clínica;
  • Descrever a relação supervisiva enquanto garante para uma transição socioprofissional segura e para a qualidade dos cuidados de Enfermagem;
  • Reconhecer o valor da colaboração na relação supervisor/supervisado, para o favorável desenvolvimento de competências pessoais e profissionais;
  • Desenvolver a apropriação do enquadramento normativo e regulador da profissão;
  • Analisar as propostas de modelos de Supervisão Clínica em Enfermagem para situações de formação/integração profissional, desenvolvimento de práticas assistenciais e apoio emocional.

Competências:

  • Conhece os modelos de Supervisão Clínica em Enfermagem e o seu enquadramento sociohistórico;
  • Conhece a dinâmica do processo supervisivo;
  • Utiliza as estratégias supervisivas;
  • Desenvolve a relação supervisiva;
  • Avalia o seu trabalho como supervisor e o processo desenvolvido.


Estagios

Nao


Programa

1.Percurso sócio histórico da Supervisão

2. Conceitos

3. Modelos / matrizes de Supervisão

4. A relação supervisiva

5. Modelo de Supervisão clínica

6. Conceito de competência e enquadramento dos referenciais da OE

7. Competências do Supervisor Clínico

8. Perfil do Supervisor Clínico

9. Estilos de Supervisão

10. O processo supervisivo

11. As estratégias supervisivas:

12. A reflexão e o pensamento crítico

13. Da observação clínica à observação andragógica

14. A comunicação clínica e interacionista


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequency: 50.0%

Caso prático: 50.0%


Itens Bibliograficos

Abreu, Wilson (2002A). Supervisão Clínica Em Enfermagem: Pensar As Práticas, Gerir A Formação E Promover A Qualidade. Revista Sinais Vitais, Coimbra: Editora Formasau, 45 (11), 53-57.

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Sloan, G. (2005). Clinical Supervision: Beginning The Supervisory Relationship. British Journal Of Nursing (Mark Allen Publishing), 14(17), 918-923.

Sá-Chaves, I.(2003). Formação, Conhecimento E Supervisão. Aveiro: Universidade De Aveiro

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Legislação Em Vigor (Ordem Dos Enfermeiros; Ministério Da Ciência E Ensino Superior)

Para A Pesquisa De Artigos Sugere-Se A Utilização Das Base De Dados Disponibilizada Pela Essnortecvp Em Www.b-On.pt; Http://Scholar.google.pt/; Http://Search.ebscohost.com E Http://Www.sciencedirect.com

O Docente Pode Propor E Disponibilizar Outros Recursos Para O Interesse Do Momento De Aprendizagem.


Docente responsável

Ana Cristina Maia Rocha


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