Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de grupo com “Problem Base Learning” e jogos androgógicos, discussão e reflexão. As temáticas a abordar pelos docentes têm também vinculação a conteúdos de outras unidades curriculares onde se aborda o impacto do desenvolvimento de competências do Enfermeiro para o recurso à Supervisão Clínica em Enfermagem.
Competências:
Nao
1.Percurso sócio histórico da Supervisão
2. Conceitos
3. Modelos / matrizes de Supervisão
4. A relação supervisiva
5. Modelo de Supervisão clínica
6. Conceito de competência e enquadramento dos referenciais da OE
7. Competências do Supervisor Clínico
8. Perfil do Supervisor Clínico
9. Estilos de Supervisão
10. O processo supervisivo
11. As estratégias supervisivas:
12. A reflexão e o pensamento crítico
13. Da observação clínica à observação andragógica
14. A comunicação clínica e interacionista
Frequency: 50.0%
Caso prático: 50.0%
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Legislação Em Vigor (Ordem Dos Enfermeiros; Ministério Da Ciência E Ensino Superior)
Para A Pesquisa De Artigos Sugere-Se A Utilização Das Base De Dados Disponibilizada Pela Essnortecvp Em Www.b-On.pt; Http://Scholar.google.pt/; Http://Search.ebscohost.com E Http://Www.sciencedirect.com
O Docente Pode Propor E Disponibilizar Outros Recursos Para O Interesse Do Momento De Aprendizagem.
Ana Cristina Maia Rocha