Na unidade curricular será adotada uma metodologia ativa e participativa, que inclui aulas expositivas e interativas, onde serão apresentados os fundamentos do planeamento em saúde e discutidas as principais metodologias, seguido de discussões de casos reais e estudos de casos do setor da saúde, no sentido de promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Através da análise crítica de exemplos do setor da saúde (casos práticos), os formandos serão incentivados a desenvolver competências e a apresentar soluções para os problemas lançados nas aulas, através do desenvolvimento de um plano de saúde real ou simulado, permitindo a aplicação prática das metodologias estudadas, desafiando-se os estudantes a trabalhar em grupo, procurando-se promover a colaboração e o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.
A realização de debates e de seminários com especialistas visa promover a colaboração e a troca de ideias entre os estudantes, bem como a partilha de experiências tendo em vista o enriquecimento da aprendizagem.
O modelo pedagógico adotado combina ensino teórico e aprendizagem ativa, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a reflexão crítica sobre os desafios do planeamento em saúde, promovendo a formação de um profissional capaz de enfrentar os desafios do planeamento no setor da saúde.
Compreender os princípios fundamentais do planeamento em saúde e a sua importância na gestão dos serviços de saúde, aplicando metodologias e instrumentos de planeamento para a formulação, implementação e avaliação de políticas e programas de saúde;
Conhecer os principais modelos e ferramentas de planeamento estratégico e operacional aplicáveis à área da saúde, utilizando dados epidemiológicos e socioeconómicos;
Integrar os conceitos de planeamento em saúde na tomada de decisão estratégica e operacional;
Elaborar planos estratégicos para instituições e programas de saúde, considerando a alocação eficiente dos diversos recursos, sua monitorização e avaliação de impacto;
Identificar os determinantes da saúde e os desafios para o planeamento eficaz de políticas e programas de saúde, analisando criticamente o impacto de políticas públicas na organização dos serviços de saúde;
Desenvolver uma abordagem crítica e reflexiva sobre os desafios da gestão e do planeamento em saúde.
Nao
Fundamentos do Planeamento em Saúde
Metodologias e Ferramentas de Planeamento em Saúde
Operações e Logística em Saúde
Formulação e Implementação de Planos de Saúde
Avaliação e Monitorização de Programas de Saúde
Tendências Atuais no Planeamento em Saúde
Apresentação e Discussão: 25.0%
Trabalho Escrito: 35.0%
Estudo de Caso: 40.0%
Exam: 100.0%
Borralho, C. (2023). Sistemas De Planeamento E Controlo De Gestão: Fundamentos E Ferramentas De Suporte (2ª Ed.). Edições Sílabo.
Capucha, M., &Amp; Caramelo, S. (2024). Ciências Aplicadas: Planeamento E Avaliação De Políticas Públicas. Almedina.
Direção-Geral Da Saúde. (2022). Plano Nacional De Saúde 2030. Dgs.
Ferrolho, J. C. (2024). Planeamento E Controlo De Gestão: Uma Visão Estratégica. Rei Dos Livros.
Lopes, D., Castro, E. A., &Amp; Simões, J. (2019). Saúde 2040: Planeamento De Médicos E Enfermeiros Em Portugal. Almedina.
Nunes, M. L. (2016). Cartilha Metodológica Do Planeamento Em Saúde E As Ferramentas De Auxílio. Chiado Books.
Peters, D. H., Tran, N. T., &Amp; Adam, T. (2013). Implementation Research In Health: A Practical Guide. World Health Organization.
Reis, J., &Amp; Drago, A. (2024). O Regresso Do Planeamento: Percursos E Perspetivas Sobre Planeamento Público Em Portugal. Actual Editora.