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Chair Summary
Duration Semestrial
ECTS Conclusion 2
Scientific Area Health
Teaching Language Portuguese
Learning mode Misto
Chair type Obrigatoria
Chair code 02101030
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Métodos de ensino

Método interativo e expositivo, partilha de experiências, assim como, conhecimentos sobre o papel do Marketing na Saúde. Tertúlias em sala subordinadas ao tema em estudo. Planeamento, orientação e construção do Plano de Marketing com discussão e apresentação em sala de aula de casos práticos. Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo vinculados a situações reais do dia-a-dia individual ou do grupo que reporte o respetivo ambiente profissional. Recurso a soluções multimédia. Integração, estudo e exploração das novas tendências no domínio do Marketing.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender a importância de saber identificar as necessidades, planear e adequar a construção do respectivo plano de marketing;
Enquadrar o Marketing e as suas ferramentas operacionais no processo de gestão dos negócios e das organizações;
Valorizar as ferramentas relacionais na aproximação e integração da empresa no mercado alvo;
Conceber o Plano de Marketing e integra-o no Plano de Negócios da organização;
Desenvolver a capacidade de análise, organização, planeamento, controle e gestão: orientação ao mercado dos produtos e serviços, conhecendo em profundidade o consumidor, a concorrência e outros intervenientes no mercado;
Conjugar estratégias de marketing a ferramentas inovadoras de comunicação, gestão e venda desses produtos e serviços, proporcionando experiências diferenciadoras ao consumidor, de forma a garantir á organização, uma vantagem competitiva sustentável no tempo.


Estagios

Nao


Programa

O Plano de Marketing – resenha histórica e enquadramento;
As fundações do Plano de Marketing – construção e implementação;
O Plano de Marketing – apresentação e análise de várias estruturas alternativas;
Análise estrutural a todos os elementos constantes do planeamento de marketing;
Marketing Estratégico;
Estrutura do Plano de Marketing;
Diagnóstico de mercado e tendências. Definição de objectivos e metas. Definição das estratégias de marketing;
Definição das políticas de Marketing – Mix;
Marketing Operacional – Preparação dos Planos de Acção. Orçamento de Marketing;
Métricas de Marketing;
Monitorização, Planos de contingência, Avaliação e follow up.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho Escrito: 60.0%

Apresentação e Discussão: 40.0%

Avaliação Exame

Exam: 100.0%


Itens Bibliograficos

Berkowitz, E. N. (2021). Essentials Of Health Care Marketing (5Th Ed.). Jones &Amp; Bartlett Learning.
Kotler, P., Shalowitz, J., &Amp; Stevens, R. J. (2021). Healthcare Marketing: A Case Study Approach. Pearson.
Lee, N., &Amp; Kotler, P. (2019). Social Marketing: Behavior Change For Social Good (6Th Ed.). Sage Publications.
Lovelock, C., &Amp; Wirtz, J. (2023). Services Marketing: People, Technology, Strategy (9Th Ed.). World Scientific.
Peres, R., &Amp; Costa, M. (2017). Marketing Em Saúde: Conceitos, Estratégias E Casos Práticos. Lidel.
Thomas, R. K. (2020). Marketing Health Services. Health Administration Press.


Docente responsável

Duarte Nuno Vaz Leite De Magalhães


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