Métodos Afirmativos (Expositivos e Demonstrativos);
Métodos Interrogativos;
Metodologias de Aprendizagem Ativa (ex. Think-Pair-Share,Problem Based Learning, análise e discussão de casos de estudo e filmes pedagógicos, entre outros). Aulas interativas, o que pressupõe, por parte dos estudantes, a participação em atividades e desafios propostos. Trabalhos individuais e/ou em grupo realizados pelos estudantes para capacitação de estratégias de design thinking process, pitchs, talk’s, testemunhos e formulário de candidatura a financiamento. Os seminários vão proporcionar aos estudantes o contacto com gestores de start-ups e spin-offs e tecido empresarial, agregando valor à unidade curricular, para uma tomada de consciência da forma como uma empresa concebida a partir de um produto desenvolvido se autossustenta, tendo por base a inovação e o empreendedorismo.
Compreender os principais conceitos e processos de inovação e empreendedorismo;
Identificar oportunidades inovadoras no setor da saúde, e respetiva avaliação e organização;
Desenvolver a capacidade de analisar situações e de encontrar soluções integradas face à atuais necessidades em saúde, através de soluções inovadoras, expressas numa atitude empreendedora;
Desenvolver modelos de negócio inovadores, utilizando ferramentas como o Business Model Canvas;
Aplicar estratégias de gestão da inovação, superando barreiras organizacionais e promovendo a mudança;
Elaborar um projeto de empreendedorismo inovador, desde a conceção até ao pitch final, demonstrando capacidade analítica, criativa e estratégica.
Nao
Conceitos e paradigmas fundamentais de inovação e empreendedorismo
Processo empreendedor em saúde
Gestão da inovação em saúde
Fontes de financiamento para start-ups/spin-offs
Propriedade industrial: patentes e marcas
Exam: 100.0%
Apresentação e Discussão: 50.0%
Trabalho Escrito: 50.0%
Bessant, J., &Amp; Tidd, J. (2024). Innovation And Entrepreneurship. Chichester: John Wiley &Amp; Sons.
Bohmer, R. M. (2009). Designing Care: Aligning The Nature And Management Of Health Care. Harvard Business Review Press.
Drucker, P. F. (2014). Innovation And Entrepreneurship: Practice And Principles. Routledge.
Herzlinger, R. E. (2017). Innovating In Healthcare: Creating Breakthrough Services, Products, And Business Models. Wiley.
Nielsen, S., Klyver, K., Evald, M. R., &Amp; Bager, T. (2021). Entrepreneurship In Theory And In Practice: Paradoxes In Play. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
Schilling, M. A. (2022). Strategic Management Of Technological Innovation (6Th Ed.). Mcgraw-Hill.
Tidd, J., &Amp; Bessant, J. (2020). Managing Innovation: Integrating Technological, Market And Organizational Change (7Th Ed.). Wiley.
Van Horne, C., &Amp; Fray, K. (2020). Technology, Innovation, And Enterprise Transformation. Springer.