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Chair Summary
Duration Semestrial
ECTS Conclusion 10
Scientific Area Management And Administration
Teaching Language Portuguese
Learning mode Misto
Chair type Obrigatoria
Chair code 02100951
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino e de aprendizagem adotada será ativa e orientada para a prática, utilizando aulas expositivas para apresentar os conceitos fundamentais, teorias e práticas, estudos de caso para permitir aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos a situações reais do setor de saúde, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas, desenvolvendo competências práticas em situações de gestão da qualidade, de recursos humanos e de liderança, debates sobre questões atuais relacionadas com o comportamento organizacional e a governação clínica, incentivando a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa e a análise de relatórios e trabalhos científicos para aprofundar o conhecimento nas áreas do comportamento organizacional, da liderança e da governação no setor de saúde. Os seminários vão permitir o contacto com peritos da área. Estas metodologias, combinadas com o modelo pedagógico de aprendizagem ativa, têm como objetivo garantir que os estudantes adquirem não apenas conhecimentos teóricos, mas também competências práticas e interpessoais necessárias para sua atuação profissional no setor da saúde.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender os princípios do comportamento organizacional, analisar como os comportamentos individuais e coletivos impactam o desempenho das organizações de saúde;
Analisar o impacto da administração/governação clínica nas organizações de saúde, identificando as melhores práticas para assegurar a qualidade no atendimento e na gestão clínica;
Desenvolver competências em gestão da qualidade, aplicando modelos de gestão da qualidade em organizações da área da saúde, com foco na melhoria contínua dos processos e na satisfação do utente;
Aplicar práticas de gestão de recursos humanos no contexto da saúde, gerindo eficazmente as equipas de trabalho no setor da saúde e promovendo ambientes cooperativos e inclusivos;
Desenvolver competências de liderança, através da análise e aplicação de modelos de liderança que promovam a mudança organizacional e a inovação no setor da saúde.


Estagios

Nao


Programa

Comportamento Organizacional
Administração/Governação Clínica
Gestão da Qualidade em Saúde
Gestão de Recursos Humanos no Setor da Saúde
Liderança em Organizações de Saúde


Métodos de Avaliação

Avaliação Exame

Exam: 100.0%

Avaliação Contínua

Apresentação e Discussão: 40.0%

Trabalho Escrito: 60.0%


Itens Bibliograficos

Almeida, H. (2024). Gestão De Recursos Humanos Do Séc. Xxi – Estratégias E Práticas Para As Organizações Modernas (2.ª Ed.). Sílabas &Amp; Desafios.
António, N. S., Teixeira, A., &Amp; Rosa, A. (2023). Gestão Da Qualidade – De Deming Ao Modelo De Excelência Da Efqm (4.ª Ed.). Edições Sílabo.
Chiavenato, I. (2021). Comportamento Organizacional – A Dinâmica Do Sucesso Das Organizações (4.ª Ed.). Editora Atlas.
Mateus, D., &Amp; Serra, S. (2017). Gestão Em Saúde – Liderança E Comportamento Organizacional Para Enfermeiros Gestores. Lusodidacta.
Possolli, G. E. (2024). Acreditação Hospitalar: Gestão Da Qualidade, Mudança Organizacional E Educação Permanente. Editora Intersaberes.
Primo, J. (2024). Gestão Da Qualidade. Clube De Autores.
Rodrigues, A. A. (2025). Gestão De Qualidade Em Saúde E Segurança Do Paciente. Editora Senac São Paulo.


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