Menu
Chair Summary
Duration Semestrial
ECTS Conclusion 15
Scientific Area Enfermagem
Teaching Language Portuguese
Learning mode Presencial
Chair type Opcional
Chair code 4690
Share course

Métodos de ensino

O estágio irá desenvolver-se num dos contextos opcionais definidos para o cuidado à pessoa em situação crónica. A escolha e diversidade dos locais possibilitará ao estudante o desenvolvimento de competências de tomada de decisão no âmbito do cuidado especializado. A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade. O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. Avaliação: instrumento de avaliação final ao desempenho e desenvolvimento de competências do estudante no contexto da prática clínica e pelo relatório de estágio (instrumento de avaliação final 60% e relatório de estágio 40%). Os estudantes que não tiverem aprovação têm que repetir o estágio.


Objetivos de Unidade Curricular

Promover o treino de competências técnicas, científicas e relacionais subjacentes aos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e ao Regulamento de Competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à pessoa em situação crónica
Demonstrar capacidade de tomada de decisão, em contexto de cuidados especializados à pessoa em situação crónica, à sua família e cuidadores.
Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade.
Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação crónica.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Final: 40.0%

Instrumento de Avaliação Final : 60.0%


Itens Bibliograficos

Andersen, M.b. (2019). Prevention And Control Of Infections In Hospitals: Practice In Hospitals. Oslo:springer
Duarte, A. &Amp; Martins, O. (2019). Controlo Da Infeção Hospitalar. Lisboa: Lidel
George, F. (2019). Prevenir Doenças E Conservar A Saúde. Lisboa: Fundação Francisco Manuel Dos Santos
Kern, A. (2019). Gestão De Qualidade, Riscos E Segurança Do Paciente: São Paulo: Senac
Lima, Sónia Maria Silvestre De, Agostinho, Marcia, Mota, Liliana, &Amp; Príncipe, Fernanda. (2018). Perceção Dos Profissionais De Saúde Das Limitações À Notificação Do Erro/Evento Adverso. Revista De Enfermagem Referência, Seriv(19), 99-106.
Mateus, D., &Amp; Serra, S. (2017). Gestão Em Saúde: Liderança E Comportamento Organizacional Para Enfermeiros Gestores. Loures: Lusodidacta


Share course