Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e interativo, dando a conhecer aos estudantes os conceitos específicos e as diversas ferramentas inerentes à prática da enfermagem de reabilitação. Nas aulas teórico-práticas serão utilizados estudos de caso da vida real promovendo a discussão e o desenvolvimento do juízo critico, com recurso à demonstração. Na componente de prática laboratorial serão instruídas e treinadas as diversas técnicas isoladamente e posteriormente em contexto de cenário de simulação. A avaliação será realizada através de três momentos: duas frequências com a ponderação de 35% cada e avaliação prática contínua com ponderação de 30%, com o instrumento em uso na Escola, que avalia o desempenho do estudante nas dimensões do conhecimento, do saber executar, da estética e da atitude.
Compreender os processos corporais geradores de dependência e/ou incapacidade de forma; Gerir os processos terapêuticos com a pessoa priorizando intervenções; Capacitar o doente/cuidadores para a gestão eficaz do regime terapêutico, tornando-os elementos ativos no processo de reabilitação; Avaliar os contextos clínicos, funcionais e socioeconómicos que interferem no processo de reabilitação, recorrendo a instrumentos validados e clinicamente relevantes; Conceber planos de cuidados especializados adequados aos diferentes contextos de prática clínica; Conceber programas de treino de exercício físico, treino motor, cardíaco e respiratório; Implementar terapêuticas de enfermagem à pessoa e/ou cuidador em resposta às necessidades identificadas; Identificar barreiras e facilitadores ao processo de reabilitação; Desempenhar o papel de perito, fundamentando a sua intervenção e tomada de decisão na melhor evidência científica; Demonstrar competências de gestão clínica e de recursos.
Nao
Juízo diagnóstico: critérios de diagnóstico/atividade diagnóstica ao nível da função cardíaca, respiratória, musculoesquelética, neurológica, sexualidade e atividades de vida diária; escalas de avaliação; Classificação Internacional da Funcionalidade; Fenómenos/Diagnósticos de Enfermagem tendo em conta as respostas humanas aos processos de saúde-doença/ desenvolvimento ao longo do ciclo vital, nos CEER; Juízo terapêutico: intervenções de enfermagem no âmbito dos CEER na satisfação do cliente, na promoção da saúde, na prevenção de complicações, no bem-estar e autocuidado e na readaptação funcional, reeducação funcional e promoção da inclusão social; Recursos promotores da autonomia: equipamentos, ajudas técnicas/produtos de apoio, dispositivos de compensação; CEER em contextos/processos específicos: pediatria, desporto, cuidados paliativos, perturbações da linguagem e deglutição e uro-ginecologia; Técnicas terapêuticas manuais e instrumentais. Programas de treino de exercício físico.
Prova Prática : 15.0%
Frequency: 35.0%
2ªFrequência: 35.0%
2ª Prova Prática : 15.0%
Exame Prático : 30.0%
Exam: 70.0%
Azevedo, P., Gomes, B., Macedo, J., Ferreira, S., Pereira, J., &Amp; Pires, A. (2022). Muscle Weakees In Critically Ill Patients: Effects Of A Systematized Rehabilitation Nursing Program. Enfermeria Clinica (English Edition), Article In Press. Doi: 10.1016/J.enfcle.2022.11.001 Azevedo, P., Saraiva, M., Oliveira, M., &Amp; Oliveira, I.j. (2023). Rastreio Da Disfagia Em Doentes Pós-Entubação Prologada: Revisão Sistemática Da Literatura. Revista Portuguesa De Enfermagem De Reabilitação, 6(1), 1-8. Doi: 10.33194/Rper.2023.264 Pág. 5 De 2 Q191-6 Gaspar, L., Delgado, B. (2020). Reabilitação Respiratória Na Dpoc: Conceitos, Componentes, Treino De Exercício. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, 89-143 Lusodidacta. Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Novo, A., Delgado, B., Mendes, E., Lopes, I., Preto, L. &Amp; Loureiro, M. (2020). Reabilitação Cardíaca. Loures: Lusodidacta. Oliveira, I. J., Couto, G. R., Santos, R. V,, Campolargo, A. M., Lima, C., Ferreira, P. L. (2021). Best Practice Recommendations For Dysphagia Management In Stroke Patients: A Consensus From A Portuguese Expert Panel. Portuguese Journal Of Public Health, 39(3),145-162. Doi: 10.1159/000520505 Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Reabilitação Respiratória: Guia Orientador De Boa Prática. Lisboa: Autor. Ordem Dos Enfermeiros. (2020). Guia Orientador De Boa Prática Em Enfermagem De Reabilitação Cardíaca. Lisboa: Autor. Ribeiro, O. (Coord.) (2021). Enfermagem De Reabilitação: Conceções E Práticas. Lidel: Lisboa. Silva, L. (2019) Cuidados Paliativos E A Pessoa Com Dpoc. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, Lusodidacta
Paulo Manuel Dias Da Silva Azevedo