O estágio terá a seguinte distribuição de horas: 162 em processo respiratório, 162 em cardíaco, 54 em área de interesse do candidato e 27 nas técnicas terapêuticas. Do total das horas, a distribuição por contexto clínico será: 242 em hospital ou centro de reabilitação, 81 em ECCI ou domicílio ou UCC, 41 na RNCCI e 41 em outros contextos no âmbito da especialidade (comunidade/escolas/grupos, desporto, lares, pediatria ou outro no âmbito da especialidade e validado por supervisor clínico), respeitando assim a duração mínima prevista por prática/contexto pela Ordem dos Enfermeiros. A escolha terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas manuais e instrumentais usadas nos cuidados de ER. O estudante deve definir objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final da escola, construído com base no perfil de competências do EEER (60%) e pelo relatório de estágio (40%).
Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidades; Conceber planos de intervenção para a promoção das capacidades adaptativas no contexto do autocontrolo e autocuidado da pessoa nos processos de transição saúde/doença e/ou incapacidade do foro cardiorrespiratório e outra área de interesse do estudante; Implementar intervenções para otimizar e/ou reeducar as funções aos níveis motor, sensorial, cognitivo, da eliminação e da sexualidade; Implementar programas de treino de AVD promovendo a adaptação às limitações da mobilidade e à maximização da autonomia e qualidade de vida; Implementar programas de treino motor e de treino de exercício físico; Demonstrar capacidade de tomada de decisão; Participar na organização e gestão do serviço de saúde; Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão; Dinamizar formação em serviço, com base num diagnóstico de necessidades.
Sim
Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de reabilitação, com especial enfoque na pessoa a vivenciar processos de saúde/doença do foro cardiorrespiratório e os da área de interesse do estudante, no âmbito dos cuidados especializados de reabilitação.
Relatório Final : 40.0%
Instrumento de Avaliação Final : 60.0%
Marques-Vieira, C., &Amp; Sousa, L. (2017). Cuidados De Reabilitação À Pessoa Ao Longo Da Vida. Loures: Lusodidacta. Novo, A., Delgado, B., Mendes, E., Lopes, I., Preto, L. &Amp; Loureiro, M. (2020). Reabilitação Cardíaca. Loures: Lusodidacta. Delgado, B. M., Lopes, I., Gomes, B., &Amp; Novo, A. (2020). Early Rehabilitation In Cardiology - Heart Failure: The Eric-Hf Protocol, A Novel Intervention To Decompensated Heart Failure Patients Rehabilitation. European Journal Of Cardiovascular Nursing. Doi:10.1177/1474515120913806 Gaspar, L., Delgado, B. (2020). Reabilitação Respiratória Na Dpoc: Conceitos, Componentes, Treino De Exercício. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicílio, 89-143 Lusodidacta. Silva, L. (2019) Cuidados Paliativos E A Pessoa Com Dpoc. In Cordeiro, M. Dpoc Abordagem A 360° Do Hospital Para O Domicilio, Lusodidacta. Ordem Dos Enfermeiros. (2018). Reabilitação Respiratória: Guia Orientador De Boa Prática. Lisboa: Autor.
João Miguel Almeida Ventura Da Silva