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Chair Summary
Duration Semestrial
ECTS Conclusion 3
Scientific Area Enfermagem
Teaching Language Portuguese
Learning mode Presencial
Chair type Obrigatoria
Chair code 02100498
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Métodos de ensino

Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teórico-práticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios da saúde familiar, pela aplicação de ferramentas do marketing e da comunicação.


Objetivos de Unidade Curricular

O1-Adquirir competências no âmbito do Marketing e Comunicação na Saúde;
O2-Compreender os conceitos e boas-práticas da gestão de marketing e comunicação em saúde na relação com o seu target de utentes/clientes;
O3-Valorizar a importância da comunicação em marketing nas instituições saúde nos domínios: comunicação corporativa/organizacional e comunicação H2H (human to human) através da promoção de Organizações Marketing Oriented;
O4-Adquirir competências técnicas de planeamento, organização, expressão e utilização de formas adequadas de interação, argumentação para aumentar a eficácia na preparação, gestão e controlo de processos promocionais e comunicacionais;
O5-Compreender a inevitabilidade e universalidade da comunicação em saúde;
O6-Compreender a relação entre o marketing e a gestão de serviços de saúde;
O7-Assumir a filosofia de gestão de marketing em serviços de saúde integrando-a como boas-práticas.


Estagios

Nao


Programa

C1- O marketing na saúde
C2- O marketing relacional
C3- Marketing emocional – O valor da Marca – Marketing 4.0
C4- Marketing Viral VS Buzz Marketing
C5- Marketing Tribal – posicionamento e segmentação
C6- Marketing Social e Ética Organizacional
C7- Marketing Digital – Comunicação Digital e redes sociais
C8- Elementos e Mix – Comunicação em Marketing
C9- O Marketing, a Ética e a Comunicação em saúde
C10. A estratégia Oceano Azul – como criar novos mercados
C11- Inteligência emocional e a sua importância na comunicação e interação
C12. A Sociedade da Informação e do Conhecimento
C13- Novas tendências.


Métodos de Avaliação

Trabalho Escrito

Trabalho Escrito: 50.0%

Apresentação Oral: 50.0%


Itens Bibliograficos

- Cury, A. (2013). O Código Da Inteligência. 5ª Edição. Pergaminho
- Daniel H. (2017). A Nova Inteligência: Da Era Da Informação À Era Conceptual. Gestão Plus.
- Feliciano, I. (2010). Marketing Em Saúde: Políticas E Estratégias. Bnomies. 182 P.
- Goleman, D. (2012). Inteligência Emocional. 17.ª Edição. Temas E Debates/Círculo Dos Leitores..
- Hugues, M. (2005). Buzz Marketing. Actual Editora.
- Kim, W.; Mauborgne, R. (2016). A Mudança Oceano Azul Para Além Da Competição. Actual Editora.
- Mena, R.; Aguiar, P. (2016). Healthcare Marketing: Como Criar, Gerir E Melhorar Uma Estratégia De Marketing Na Saúde Centrada Nas Pessoas. 1.ª Edição. Texto Editores – Leya S.a.
- Rojas, F. (2005). Marketing Social Y Ética Empresarial. 1ª Edição. Esic Editorial.
- Robinette, S.; Graud, C. (2001). Marketing Emocional. Gestion2000.Com


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