Nas aulas teóricas, o método expositivo permite interação entre os conceitos e a sua aplicação nos contextos da prática. As aulas teórico-práticas permitem a translação dos conhecimentos adquiridos e a adquirir para a sua aplicação a cenários criados ou a casos práticos, utilizando a metodologia “problem-based learning” permitindo a mobilização dos saberes e o desenvolvimento de iniciativa e criatividade na resposta aos desafios colocados. As aulas de seminário destinam-se aos peritos na área do conhecimento ou à partilha dos estudos de caso realizados. As aulas de orientação tutorial (OT) criam um espaço para uma aprendizagem colaborativa, através da aplicação do processo de enfermagem a uma família real, onde os estudantes, sob a orientação do professor, procedem à avaliação e intervenção a uma família a partir de um modelo teórico de referência.
O1 – Conhecer as conceções estruturantes de enfermagem de saúde familiar;
O2- Caracterizar as transições familiares: desenvolvimentais, saúde/doença e situacionais;
O3- Conhecer os dados de avaliação da família como unidade, sujeita a transições ao longo do ciclo vital e a situações de existência de membro dependente;
O4- Identificar os diagnósticos de enfermagem no domínio da família como unidade;
O5- Descrever as intervenções de enfermagem diferenciadas em situações clínicas de especial complexidade, no âmbito dos processos e papéis familiares;
O6- Aplicar o processo de enfermagem de saúde familiar a uma família com base na melhor evidencia científica disponível.
Nao
C1- Família(s), familias em transformação e Enfermagem de Saúde Familiar;
C2- Familias, cultura(s), género e poder;
C3- Transições familiares: desenvolvimentais, saúde/doença e situacionais.
C4- Processo de enfermagem à família: focos, estratégias de avaliação, diagnósticos e intervenções para a prática de enfermagem no domínio dos processos e papéis familiares, decorrentes das transições desenvolvimentais, saúde doença e situacionais, que ocorrem ao longo do ciclo vital.
C5- Familiar cuidador/cuidador informal e medidas avançadas para a promoção dos autocuidados na pessoa com dependência e em fim de vida;
C6- Processo de enfermagem á família com membro dependente: focos, estratégias de avaliação, diagnósticos e intervenções para a prática de enfermagem de saúde familiar no domínio da capacitação para o autocuidado e capacitação para o papel de familiar cuidador/cuidador familiar;
C7- Prática baseada na evidência à família como unidade de cuidados.
Estudo de Caso: 40.0%
Frequency: 60.0%
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