A unidade curricular será desenvolvida por aulas de tipologia de estágio e de orientação tutorial, com dois contextos clínicos de estágio,
USF e UCSP, onde se prevê o trabalho dos estudantes nos espaços de exercício profissional avançado na área da enfermagem de saúde
familiar, e o aprofundamento de competências clínicas diferenciadas, nomeadamente de conceção e desenvolvimento de cuidados em
contexto real. Durante o estágio estão previstas visitas do professor ao local de estágio que, colaborativamente, com o enfermeiro tutor,
orientarão o estudante no desenvolvimento de competências aplicadas ao contexto da prática, numa dialética permanente entre a "teoria e
a prática".
Neste estágio o estudante deverá realizar uma investigação de acordo com as regras a definir em documento próprio tendo em vista a sua
discussão pública, de acordo com o Regulamento do 2º ciclo de estudos dos cursos de mestrado.
O1-Aplicar conhecimentos no processo de tomada de decisão na resolução de situações complexas, em contextos alargados e
multidisciplinares, na área científica de enfermagem;
O2- Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão na área da
enfermagem especializada;
O3- Conceber, formular e desenvolver um relatório de estágio que inclui a componente de investigação científica na área de
especialização em enfermagem de saúde familiar;
O4- Analisar criticamente, argumentar e sistematizar ideias complexas e de inovação na área científica;
O5- Disseminar os conhecimentos emergentes dos resultados da investigação em enfermagem;
O6- Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de forma auto-orientada ou autónoma.
Sim
Aplicação do conhecimento adquirido a partir dos conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares do curso de
mestrado, nomeadamente da continuidade com a unidade curricular de estágio de natureza profissional, das experiências resultantes
desta experiência no(s) contexto(s) da prática, dos seus interesses pessoais e da reflexão sobre a ação, irá aplicar o projeto de
desenvolvimento profissional na área da enfermagem de saúde familiar, e elaborar e discutir o relatório final (200 h), num percurso de
aprendizagem colaborativo, criativo, adaptativo, e critico-reflexivo.
Instrumento de Avaliação Final: 30.0%
Relatório Final: 70.0%
Brito, T.; Sousa, S.; Peixoto, M.; Ferreira, M; Figueiredo, M.h. (2022). Família Silva. In Figueiredo, M. H. Conceção De Cuidados Em
Enfermagem De Saúde Familiar: Estudos De Caso. Sabooks Editora. Isbn: 978-989-53006-5-5 P.1-32 - Conselho Internacional De
Enfermeiros. (2015). -Classificação Internacional Para A Prática De Enfermeiros Cipe: Versão 2015. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.
- Figueiredo, M. (2012). Modelo Dinâmico De Avaliação E Intervenção Familiar: Uma Abordagem Colaborativa Em Enfermagem De Família.
Loures: Lusociência
- Ordem Dos Enfermeiros (2018) Regulamento Das Competências Específicas Do Enfermeiro Especialista Em Enfermagem Comunitária Na
Área De Enfermagem De Saúde Comunitária E De Saúde Pública E Na Área De Enfermagem De Saúde Familiar
*- Pinho, J.; Viseu, I.; Peixoto, M.j.; Ferreira, M.; Figueiredo, M.h. (2022). Família Fernandes. In Figueiredo, M.h. Conceção De Cuidados
Em Enfermagem De Saúde Familiar: Estudos De Caso. Sabooks Editora. Isbn: 978-989-53006-5-5