O estágio terá dois contextos opcionais, nomeadamente, unidade de cuidados pós-anestésicos ou bloco operatório de especialidades, devendo optar por um destes contextos, diferente da efetuada no estágio II. O horário decorrerá de acordo com o praticado no serviço e conforme planeado com o tutor e o professor.
A orientação, supervisão e avaliação dos estudantes será da responsabilidade dos professores com a colaboração de enfermeiros tutores ambos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, a desenvolver funções nos diversos contextos clínicos e com desenvolvimento reconhecido na área da especialidade.
O estudante deve, até ao final da primeira semana de estágio, definir os seus objetivos específicos, em parceria com o tutor e professor.
Cuidar da pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa numa perspetiva interprofissional
Demonstrar consciência cirúrgica na promoção de um ambiente seguro para todos os intervenientes no perioperatório
Liderar o processo de prevenção e controlo de infeção associado aos cuidados perioperatórios
Promover a gestão e o controlo dos dispositivos médicos utilizados no perioperatório
Promover o treino de competências técnicas de alta complexidade, científicas e relacionais à pessoa em situação perioperatória nas unidades de cuidados pós-anestésicos ou bloco operatório de especialidades
Promover intervenções baseadas na evidência junto de pessoas em situação perioperatória
Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e risco com vista à melhoria contínua da qualidade
Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades
Sim
Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização de enfermagem à pessoa em situação perioperatória e respetiva família/pessoa significativa.
Relatório de Estágio: 40.0%
Instrumento de Avaliação: 60.0%
Bibliografia Sugerida Ou Facultada Durante A Componente Teórica Do Curso
Isabel Maria De Sousa Miranda