As metodologias de ensino/aprendizagem propostas promovem uma abordagem crítico-reflexiva, que facilite a integração de conhecimentos especializados e a sua transposição para os contextos clínicos. Neste pressuposto serão utilizadas diferentes metodologias, designadamente, método expositivo e reflexivo, com o recurso a momentos de brainstorming, role-play/simulação, debate, estudo de caso e pesquisa orientada de evidência científica. A avaliação da unidade curricular será realizada através da realização de trabalho de grupo, com apresentação e discussão em turma (Trabalho de grupo - 60%+ Discussão individual – 40%). Os estudantes podem optar por exame final.
Compreender o processo de adaptação na progressão da doença e morte
Avaliar o cuidador/família na dimensão Psicossocial
Identificar as necessidades da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal e dos seus cuidadores/familiares
Identificar situações problemas e fatores de risco associados à exaustão do cuidador da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal para agir precoce e preventivamente, de modo adequado
Capacitar o cuidador da pessoa com doença incurável ou grave, em fase avançada, progressiva e terminal para prestar cuidados no domínio do autocuidado
Desenvolver processos de negociação de objetivos e metas de cuidados, mutuamente acordados, dentro do regime terapêutico
Capacitar o cuidador/família de estratégias na gestão e implementação do plano assistencial e do regime terapêutico
Nao
Processo de adaptação na progressão da doença e morte
Avaliação Psicossocial da família
Diagnóstico de necessidades dos cuidadores/familiares
Cuidar dos cuidadores/familiares, prevenindo/intervindo em situações de exaustão
Capacitação para o autocuidado
Negociação de objetivos e metas de cuidados, mutuamente acordados, dentro do regime terapêutico
Capacitação do cuidador/família na gestão e implementação do plano assistencial e do regime terapêutico
Estratégias de coping dos cuidadores
Estatuto do cuidador informal
Exam: 100.0%
Trabalho de Grupo: 100.0%
Delalibera, M., Barbosa, A., Leal, I. (2018). Circunstâncias E Consequências Do Cuidar: Caracterização Do Cuidador Familiar Em Cuidados Paliativos. Ciência &Amp; Saúde Coletiva, 23(4), 1105-1117.
Martins, T, Araújo, M. F., Peixoto, M. J., &Amp; Machado, P. P. (2016). A Pessoa Dependente E O Familiar Cuidador (Esep Ed.). Porto: Enfermagem.
*Melo, R., Rua, M. &Amp; Santos, C. (2018). Apoio E Capacitação Dos Cuidadores Familiares: Programa De Intervenção De Enfermagem. Millenium, 2(5), 73-80
*Melo, R. (2020). A Transição Para O Papel De Cuidador Familiar: A Família, O Cuidador Familiar E A Pessoa Dependente (1ª Edição). Berlim: Novas Edições Académicas.
*Melo, R., Santos, C., Silva, M., Alvarelhão, J., Leal, R., Amaro, S., . . . Rua, M. (2020). Nursing Intervention Program And The Burden Of Family Caregivers 2Nd Statistics On Health Decision Making, Journal Of Statistics On Health Decision, 2(2), 17-18. 2(2), 17-18.
Ricardo Manuel Da Costa Melo