A escolha dos contextos para estágio terá em conta a disponibilidade para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos (conhecimentos, habilidades e atitudes) no âmbito dos cuidados de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica especializados, e respetivos requisitos para supervisão clínica em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Terá 2 contextos: primeiro de internamento ou comunidade, segundo opção do estudante e diferente do contexto do Estágio de natureza profissional com relatório final; 350 h, das quais 180h são de contacto; segundo de respostas diferenciadas (55h da quais 28h são de contacto). O de internamento em serviços de agudos (adultos) o de comunidade em unidades de cuidados na comunidade ou equipas comunitárias de SM, que integrem enf. EESMP. O de respostas diferenciadas, será em centros especializados em comportamentos aditivos; psiquiatria forense, pedopsiquiatria e outras que integrem enf. EESMP. Docentes e supervisores clínicos devem ter, obrigatoriamente título enf. EESMP.
O estudante numa ação participativa do seu processo de aprendizagem define objetivos específicos, em parceria com o tutor e docente/supervisor clínico. A avaliação será realizada pela aplicação do instrumento de avaliação final existente na escola, com base no perfil de competências do enfermeiro especialista em ESMP (60%) e pelo relatório de estágio (40%). Caso não obtenha aprovação terá que repetir a unidade curricular.
Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam do processo de tomada de decisão na área da Enfermagem especializada;
Demonstrar capacidade de tomada de decisão, nos diferentes contextos, sobre os cuidados especializados à pessoa a viver o processo de transição saúde/doença;
Participar na organização e gestão do serviço de saúde, nomeadamente gestão de recursos materiais, humanos e de risco com vista à melhoria contínua da qualidade;
Conceber planos de intervenção centrados na pessoa, família e comunidade, integrando os processos de transição saúde/doença, nos diferentes contextos profissionais;
Dinamizar formação em serviço à equipa de saúde, com base num diagnóstico de necessidades;
Implementar programas de promoção da saúde mental e prevenção da doença, orientadas pelas diretivas da DGS e consignadas no Plano Nacional de Saúde Mental;
Implementar intervenções para otimizar a funcionalidade psíquica/cognitiva, motora e sensorial.
Sim
Aplicação do conhecimento adquirido e conteúdos programáticos lecionados previamente nas unidades curriculares na área de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com especial enfoque na pessoa a vivenciar processos de saúde/doença mental, no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados.
Instrumento de Avaliação Final : 60.0%
Relatório Final: 40.0%
*Coelho, J., Sampaio, F., Sequeira, C. (2020). Relação De Ajuda. In C. Sequeira, F. Sampaio, Enfermagem Em Saúde Mental – Diagnósticos E Intervenções. (P. 183-189) Lisboa: Lidel.
*Coelho, J, Sampaio, F, Sequeira, C, Lleixà Fortuño, M, Roldán Merino, J. (2021) The Structure And Contents Of The Helping Relationship As A Nursing Psychotherapeutic Intervention: A Modified E-Delphi Study. Perspect Psychiatr Care.57, 148– 156. Https://Doi.org/10.1111/Ppc.12536
*Regulamento N.º 515/2018 De 7 De Agosto (2018). Regulamento De Competências Específicas Do Enfermeiro Especialista Em Enfermagem De Saúde Mental E Psiquiátrica. Diário Da República Ii Série, (7/8/2018) (21427 – 21430).