As metodologias de ensino alinham-se com a tipologia de aulas e assentam numa abordagem interativa entre docente e estudantes, quer através de exposição e interrogação, quer de reflexão individual e grupal, desenvolvendo-se momentos de auto e hétero reflexão e discussão a partir dos pressupostos teóricos dos processos de desenvolvimento pessoal e da comunicação terapêutica. Nas aulas teórico-práticas, serão levados a desenvolverem um processo de construção da linha de desenvolvimento pessoal e profissional, em articulação com as sessões práticas. Nas sessões de prática-laboratorial serão criados grupos/equipas onde experienciam exercícios de autoconhecimento e de prática simulada de comunicação terapêutica, no sentido de potenciar o desenvolvimento de competências em contexto simulado, com integração de dinâmicas de feedback de docentes e de pares (peer feedback). A avaliação será realizada através de Portfólio individual (100%).
Promover o autoconhecimento, autoconceito e autoimagem;
Promover a autoconscencialização de características pessoais na interação com o outro;
Experienciar a imersão e emersão do eu em contexto grupal;
Analisar crenças, valores e fatores pessoais que podem interferir no domínio profissional (clientes e equipa terapêutica);
Gerir emoções e sentimentos através de processos de Auto conscientização;
Potenciar a inteligência emocional;
Identificar potencialidades e limitações pessoais e profissionais;
Refletir no processo de mudança pessoal e profissional;
Demonstrar capacidades de comunicação terapêutica.
Nao
Processos de autoconhecimento e consciencialização de si: estratégias de autoconhecimento e estratégias de intervenção interpessoal;
Teorias de comunicação terapêutica;
O processo de transferência/contratransferência;
Os impasses terapêuticos;
O uso de si mesmo na relação terapêutica;
Modelos, métodos e estratégias de autoconhecimento: método Ubuntu; SWOT individual, mentoring;
Desenvolvimento e gestão de emoções e sentimentos: estratégias de autogestão emocional;
Inteligência emocional;
Estratégias comunicacionais em equipa: Briefing, dedriefing e peer feedback na construção de equipas vencedoras;
Comunicação e comportamento assertivo. Sensibilidade cultural e linguística;
Gestão de conflitos e tensão inter e intragrupal.
Exam: 100.0%
Portfólio: 100.0%
*Ferreira, A.; S., Araújo, B.; Alves, J.m.; Príncipe, F., Mota, L.; &Amp; Novais, S. (2019). Peer Feedback: Collaborative Learning And Assessment In Nursing Students . Cohehre 2019: Integrated Care: New Trends In Higher Education And Research.
Espanha. (P. 126-127).
Goleman, Daniel (2012). Trabalhar Com Inteligência Emocional. Lisboa: Temas E Debates, Círculo De Leitores.
Green, S. (2018). Know Thyself: The Value And Limits Of Self-Knowledge. New York: Routledge.
Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel.
*Santos, T., Madeira, N. (2018). Princípios Da Comunicação. In Macedo, A.; Pereira, A.t. &Amp; Madeira N. (Ed.), Psicologia Na Medicina. Lisboa: Lidel
*Torres, A., Reis, J., Franco, A., Rodrigues, A., Vaz, A., Amaral, C., Pinto, M., Catela, P., Soares, S., Carvalhais, M., &Amp;
Quesado, A. (2021). Relational And Communicational Skills Of Nursing Students. Journal Of Statistics On Health Decision, 3(1), 95. Https://Doi.org/10.34624/Jshd.v3I1.24925.
Catarina Cláudia Santos Nogueira